Escolha uma Página

Rolo ou Pincel?

 

Escolheu a cor, o tipo de tinta, e agora? Não se preocupe, pintores de primeira viagem sempre possuem dúvidas sobre qual acessório usar na pintura.

“E agora, uso rolo ou pincel?”.

A resposta para essa pergunta é que os dois utensílios devem ser utilizados em conjunto, cada um com sua função e momento específico para entrar em cena. Mas calma, vamos te explicar melhor quando e como usá-los. Antes de mais nada, você precisa saber o tipo de tinta que irá usar, lembrando sempre que é muito importante usar produtos adequados ao tipo de superfície em que serão aplicados, caso esse passo seja ignorado você pode aplicar todas as técnicas de pintura, mas o resultado dificilmente será satisfatório.
Escolhido o tipo de tinta você vai observar as características da área que será pintada, como cantos, vincos, áreas planas. Isso porque pra cada uma dessas áreas você usará um acessório de pintura diferente.
Os rolos são indicados na aplicação de tinta em uma área mais ampla e plana, como paredes, teto, pisos. Já os pincéis são ideais para pintura em cantos, vincos, ou superfícies mais detalhadas, como entalhes de portas, grades e superfícies bem pequenas, além de serem os protagonistas no acabamento e recorte da pintura. Mas não são apenas as características da área que precisam ser levadas em conta, o tipo de tinta que será utilizada também é muito importante. Para isso listamos abaixo os tipos de materiais e quais os utensílios mais adequados para aplicação de cada um:

• Tinta Acrílica: O mais indicado é o uso de rolo de lã de carneiro com pelo baixo e pincel de cerdas macias para a aplicação em áreas menores (cantos e recortes, por exemplo);
• Esmalte Sintético: Use um pincel de cerdas macias e rolo de espuma;
• Vernizes: Deve ser aplicado com pincel de cerdas macias;
• Tintas à base de resina epóxi : Rolos de lã para epóxi;
• Esmaltes, tintas a óleo e complementos, tais como fundo para madeiras e fundos para metais: Podem ser utilizados rolos de espuma ou pincel de cerdas macias;
• Texturas: Desempenadeira de plástico, espátulas e rolos decorativos.

Usar o acessório correto leva a uma maior economia de tempo de aplicação da pintura, e também a economia de tinta, que é um ponto importante em uma obra ou reforma.
Se você tem alguma dúvida técnica ou quer uma ajuda na escolha do produto certo para sua obra entre em contato conosco, por aqui mesmo através da nossa área de contato ou pelo nosso telefone.

 

Impertotal | Todos Os Direitos Reservados | 2019

Av. João Machado Soares, 812, Camobi, Santa Maria – RS

(55)3028-9653

Saiba das Novidades