Escolha uma Página

Quantos Litros de Tinta Usar?

 

Na hora de fazer o orçamento é muito importante saber quantos litros de tinta você vai precisar em média pra não errar na quantidade e evitar possíveis desperdícios.

A primeira coisa que você deve saber antes da compra é a área em metros quadrados (m2) que será pintada. Para isso, multiplique a altura de cada parede pelo comprimento e depois some todas as paredes. Atenção para portas e janelas, caso você vá usar o mesmo material na pintura delas, a conta não muda, se não for, lembre-se que toda a área de materiais que não serão pintados deve ser subtraída da área que será coberta.

 

Área da parede: 3m x 6m = 18m2

Área da janela: 1m x 1,5m = 1,5m2

Área de cobertura: 18m2– 1,5m2= 16,5 m2

 

Com a medida da área em mãos, você vai precisar saber qual o rendimento teórico do material que você está utilizando. Essa informação é uma média do rendimento do material, que consta normalmente no rótulo do produto ou instruções do fabricante. Lembrando que esse não é o valor de rendimento preciso, tudo vai depender principalmente do tipo de superfície que será coberta, por isso é um valor teórico, que te auxiliará a chegar o mais próximo possível da quantidade de tinta necessária.

Outro aspecto importante é o número de demãos necessárias para chegar ao resultado que você espera. Em todas as superfícies são necessárias pelo menos duas demãos para obter um bom resultado. Porém há superfícies em que é necessário até mais demãos, dependendo da cor, composição e textura da tinta que será aplicada.

Agora é só fazer o cálculo usando a fórmula

Quantidade de tinta = (área x no de demãos) / rendimento

Exemplo:

Área de cobertura: 18,5m²

Número de demãos: 2

Rendimento informado pelo fabricante = 10m² por Litro

Quantidade = (18,5 x 2) / 10

Quantidade de tinta necessária será = 3,7L

Mas ainda falta um detalhe, considerar as possíveis “perdas” de tinta no processo, ligadas ao método de aplicação da tinta para não correr o risco de o produto acabar antes do fim da pintura. Geralmente acrescenta-se no cálculo a margem de 10% a mais em pinturas a rolo e/ou pincel e para pistola airless e pneumárica é indicado acrescentar de 15 a 25%.

Claro que esses valores são aproximados e que existem muitos fatores envolvidos no processo, mas assim você tem um cálculo estimado da quantidade de tinta que irá usar, lembrando sempre que para um bom resultado da pintura é necessário um bom preparo da superfície.

 

 

Impertotal | Todos Os Direitos Reservados | 2019

Av. João Machado Soares, 812, Camobi, Santa Maria – RS

(55)3028-9653

Saiba das Novidades