Escolha uma Página

Previsão do Tempo X Pintura

 

Você já estava com tudo organizado, tintas compradas, móveis afastados das paredes e protegidos, folga programada, parede preparada e… 

Amanheceu chovendo!

E agora, cancela tudo ou pode pintar em dias chuvosos?

Informamos que para ambientes externos você vai ter que esperar a chuva passar mesmo. O contato direto da água da chuva na tinta pode ocasionar manchas e bolhas na superfície, sem contar que se a tinta for à base de água, ocorrerá a diluição e, consequentemente, modificação da consistência e cor do produto. 

Já para ambientes internos, preferencialmente, é indicado que a pintura seja realizada em dias mais secos, quentes e ensolarados. Mas você não precisa adiar a pintura da sua casa quando o tempo está mais frio ou chuvoso, desde que observados alguns detalhes importantes. 

A condição de tempo ideal para pintura é em dias com temperatura entre 10° e 40°C, com a umidade relativa do ar inferior a 85%. Você pode consultar esses dados na internet mesmo, em qualquer aplicativo ou site relacionado à previsão do tempo. 

A umidade do ar é o fator mais importante nesse caso, então muita atenção. Se a umidade estiver muito alta, acima de 70%, mesmo que abaixo dos 85% de limite recomendado, o tempo de secagem vai ser maior, então você vai ter que esperar um pouco mais para dar a segunda demão.

Com relação à temperatura, ela precisa estar abaixo de 10ºC para que seja inviável pintar. Caso você more em regiões do Brasil que apresentam temperaturas baixas no inverno, é importante prestar bem atenção nesse fator.

 

Atenção ao tipo de produto

 

É importante usar produtos que funcionem bem em condições úmidas, de preferência à base de látex, evitando produtos à base de solvente que demoram mais para secar por possuírem uma evaporação mais lenta. 

Produtos feitos para resistir a mofos e umidade apresentam aditivos especiais que permitem ter um desempenho melhor em condições climáticas desfavoráveis. Nesse caso, tintas com propriedades impermeabilizantes são a melhor escolha. 

Checar a umidade da superfície também é importante. Em muitos casos, quando a parede recebe muita água da chuva ou não possui uma boa ventilação do lado externo, ocorre a absorção de umidade e o material acaba ficando encharcado. Normalmente você consegue perceber quando isso acontece, pois, a cor da superfície muda. Nesse caso, não é recomendado que seja feita a pintura em nenhuma condição antes que essa parede passe por um processo de impermeabilização.

 

Vamos lembrar aqui que é possível sim pintar ambientes internos em dias de chuva, desde que você seja cuidadoso com os detalhes e leve em consideração os cuidados necessários.

 

Procurando tintas impermeabilizantes de alta qualidade e com uma gama variada de cores? Entra em contato com a gente que podemos te ajudar!

 

 

 

 

Impertotal | Todos Os Direitos Reservados | 2019

Av. João Machado Soares, 812, Camobi, Santa Maria – RS

(55)3028-9653

Saiba das Novidades