Escolha uma Página

Pintando com Segurança

 

As vezes por acharmos pintar que é uma atividade com baixo risco, acabamos deixando passar alguns detalhes importantes relacionados à segurança na hora de realizar a pintura.

A atividade de pintura exige a utilização de alguns equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivos (EPC), esse último para obras com mais de um profissional atuando, evitando dessa forma a ocorrência de acidentes.

Quando os profissionais são terceirizados, fique atento se eles estão usando os equipamentos de proteção, pois toda empresa é obrigada por lei a fornecer ao empregado de forma gratuita os EPI’s adequados aos riscos, e em perfeito estado de conservação e funcionamento. 

Agora se você decide pintar sua casa, ou chama algum membro da família ou amigo para te ajudar, é preciso usar os equipamentos de proteção?

E se eu contratar um pintor autônomo?

O uso de equipamentos de proteção só é obrigatório por lei para empresas e contratações, então no caso de contratação de um pintor, a resposta é sim, você precisa ofertar os equipamentos de proteção pois o profissional estará atuando sob sua responsabilidade. Por isso é importante na hora de contratar um profissional questionar não só a respeito de suas habilidades para realização do serviço, mas também sobre os procedimentos de segurança que ele conhece e utiliza na tarefa.

Agora se você, membros da família e/ou amigos que irão fazer a pintura, a lei não obriga o uso de equipamentos de segurança, mas o bom senso indica que eles sejam usados. Evitar qualquer problema em uma obra é sempre um ganho de tempo e dinheiro e ainda evita dores de cabeça, não é mesmo?!

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) indicados para a atividade são:

Luvas – Para trabalhar com solventes e removedores, tanto no preparo de tintas, quanto na sua remoção e também na limpeza de pincéis, rolos e outros equipamentos. Mas muita atenção para as instruções de uso das luvas, alguns solventes acabam danificando luvas de borracha que não são indicadas para esse uso, por exemplo;

  • Óculos de segurança – São obrigatórios quando se trabalha com ácidos, alvejante, solventes ou outros produtos químicos agressivos. Eles irão evitar que respingos atinjam a região dos olhos. Óculos de grau ou de sol podem substituir esse EPI em alguns casos;
  • Máscara – A máscara mais indicada é a semifacial, ela evita que partículas de sprays sejam inaladas;
  • Sapatos ou botas com sola de borracha ou outro material antiderrapante- Esse tipo de calçado evitará acidentes em pisos molhados e ou escorregadios, evitando quedas. É importante lembrar que no caso de contratação de profissional ou empresa, ele é obrigatório quando se utilizam escadas ou andaimes;
  • Capacete – É um equipamento importantíssimo quando o profissional está atuando dentro de uma obra em andamento (canteiro de obras), onde outras atividades estejam sendo exercidas. Ele vai proteger o trabalhador contra a queda de objetos, com o rolo de pintura, pincéis ou até mesmo bastões usados no processo.

Esses são alguns equipamentos citados para uso individual. A legislação prevê muitos outros no que diz respeito a atividades de pintura em altura, como por exemplo a cadeira suspensa, feita especialmente para a função, sendo ergonômica e não restringindo os movimentos do pintor; o cinturão de segurança que envolve o tórax e cintura do pintor; trava quedas, que impede a queda do profissional caso ele saia da cadeira suspensa, ligando o cinturão paraquedista à corda, andaimes, rodilhos, plataformas de apoio, dentre outros.

Mesmo que você esteja realizando a pintura, é preciso tomar muito cuidado com pintura em altura. Utilize os EPI’s para trabalho em altura caso seja possível, evite “gambiarras”, utilize escadas apropriadas para a atividade e, sempre seja muito cuidadoso.

É muito bom ver a obra concluída, mas melhor ainda é quando ela termina sem nenhum acidente e com todos em segurança.

 

 

 

 

Impertotal | Todos Os Direitos Reservados | 2019

Av. João Machado Soares, 812, Camobi, Santa Maria – RS

(55)3028-9653

Saiba das Novidades