Escolha uma Página

O Que Fazer Com as Sobras de Tinta?

 

Mesmo utilizando técnicas que estimam a quantidade aproximada de tinta que será usada na obra, sempre sobra um pouquinho nas latas, e aí vem a dúvida: O que fazer com essa tinta?

Na maioria das vezes as latas são esquecidas em um canto e além de serem um incômodo, e acabam vencendo ou estragando e sendo desperdiçadas.

Se você está nessa situação, seguem algumas dicas que podem te ajudar.

 

Armazenamento

Pra começar, observe a quantidade de tinta que sobrou. Se for uma quantidade pequena, despeje o restante de tinta em potes menores, preferencialmente com boca larga e tampas que possuem uma boa vedação. Caso tenha sido uma quantidade maior, se a tinta for à base de água (acrílica ou látex), use um pano limpo e úmido para retirar os excessos em volta da tampa e das bordas da lata, em casos de tinta a óleo embeba o pano com um removedor, em seguida utilize um plástico filme para cobrir a boca da lada e tampe, garantindo assim que ela fique bem fechada e evite que a tinte se mantenha em contato com o oxigênio e umidade. É muito importante identificar os frascos com etiquetas indicando o nome da cor, tipo de tinta, fabricante e, principalmente, a data de validade.

Armazene as latas e recipientes em local seco e protegido da luz solar lembrando sempre de usá-las antes do vencimento.

 

Onde utilizar as sobras

Organizando o armazenamento, o segundo passo é analisar se você fará uso das tintas em um período de tempo curto ou se pode doá-las para um amigo e/ou instituições que possam fazer bom uso delas, como por exemplo uma igreja, um centro comunitário ou uma escola.

Se você preferir usar as tintas, procure por em prática sua criatividade. Tintas brancas podem ser utilizadas como camada base na próxima pintura ou misturadas com bisnagas de cores caso você queira inovar. Sobras de tinta podem ser utilizadas em detalhes na pintura de paredes maiores, ou até mesmo para renovar pequenos objetos, vasos de plantas, paredes ou móveis, por exemplo, trazendo mais cor e vida pro seu ambiente. Lembrando sempre que o tipo de tinta a ser usado deve ser compatível com a superfície onde será aplicado.

 

Como descartar

Não se pode jogar tinta pela pia, canos, galerias pluviais e nem descarta-las como se fosse lixo normal. Para um descarte responsável, procure orientação na Prefeitura da sua cidade, eles devem saber como orientar você quais são as empresas autorizadas a fazer esse tipo de coleta, para que seja feito o descarte sem prejudicar o meio ambiente.

Latas vazias devem ser encaminhadas para um local de reciclagem. Se sua cidade possui coleta seletiva coloque as latas com o lixo reciclável, caso não possua, procure uma cooperativa de catadores de material reciclável ou empresas de sucatas.

 

Lembre-se sempre de que é importante ter cuidado com a sua obra sem esquecer de cuidar do nosso planeta.

 

 

Impertotal | Todos Os Direitos Reservados | 2019

Av. João Machado Soares, 812, Camobi, Santa Maria – RS

(55)3028-9653

Saiba das Novidades