Escolha uma Página

Produto Certo Para Cada Material

 

Qual o tipo de tinta devo comprar? Essa é sempre uma pergunta que fazemos não é mesmo?

Existe sim um tipo ideal de tinta para cada material que vai ser pintado.Cuidar desse detalhe é muito importante na hora de ter um resultado legal na sua reforma, seja ela de ambientes da casa, portões, e até mesmo de móveis, .para que a pintura dure por mais tempo, não haja desperdício de produto e se obtenha um acabamento legal.

Vamos explicar aqui qual o tipo mais adequado de tinta para situações que são mais comuns no nosso dia-a-dia.

 

Paredes com acabamento em reboco, gesso ou massa corrida.

Pode ser usado tintas Látex e PVA, que são à base d’água. Contudo, é indicado o uso apenas para parede internas e para áreas secas sem exposição direta à luz solar, por desbotarem com facilidade, além de não serem resistentes a lavagens, onde também perdem cor.

Para ambientes externos é indicado o uso de tinta Acrílica, que também é à base d’água, mas possui em sua fórmula resinas acrílicas, proporcionando uma característica de impermeabilidade ao produto, o que é muito importante em pinturas externas, além de um acabamento estético bonito.

 

Piscinas e caixas d’água

Como são situações em que a superfície ficará em contato direto com a água, a pintura dessas superfícies deverá ser realizada com tintas não solúveis em água e próprias para esse fim, como os impermeabilizantes, tintas epóxi e poliuretano.

É importante enfatizar que esses produtos, que são geralmente diluídos em solvente específico e possuem catalizadores para auxiliar no processo de pintura, devem ser aplicadas sempre por mão de obra especializada, que conheça o material e os processos.

 

Banheiros, boxes, cozinhas

Como também são ambientes expostos à umidade, é necessário usar tintas que também sejam resistentes à umidade como a tinta Acrílica e Epóxi. 

Para banheiros, boxes e cozinhas com revestimento de azulejo e pastilhas cerâmicas, o Epóxi a base d’água é um ótimo produto. Fabricado nos acabamentos brilhante ou acetinado, tem ótima aderência a superfícies lisas e resistência a umidade.

Também é importante que a aplicação seja feita por mão de obra especializada pois o surgimento de bolhas é comum quando a aplicação não é feita da maneira correta.

 

Madeira

O Esmalte Sintético foi desenvolvido especialmente para ser aplicado em superfícies de madeira e metal. Hoje em dia é um produto que é fabricado tanto a base de água quanto a base de solvente. Como a madeira é porosa, o material utilizado precisa ter aderência, além de uma cobertura mais viscosa para cobrir todas as “imperfeições” naturais da madeira. 

Além disso, superfícies que são expostas ao contato direto e constante, como portas por exemplo, é indicado o uso de Esmalte Sintético pois esse material permite a limpeza dessa superfície com mais facilidade.

O verniz é outra opção para quem gosta de manter a cor natural da amadeira, mas com um acabamento e proteção contra intemperes. 

 

Ferragens

Como já mencionado, o Esmalte Sintético é o material mais indicado para uso em superfícies metálicas. Esse tipo de produto formará uma película protetora no material, protegendo contra a oxidação. 

É preciso ter atenção principalmente na forma de aplicação do Esmalte Sintético. Pulverizadores são indicados para superfícies maiores por proporcionarem uma aplicação mais uniforme.

 

Tijolo sem revestimento e pedras

Impermeabilizantes são os produtos mais indicados para aplicação em muros e paredes feitas de tijolo sem revestimento ou em pedras. Já existem no mercado produtos desse tipo com ou sem cor, atendendo à todos os gostos e necessidades. Eles proporcionam um acabamento ótimo, além de manterem essas superfícies protegidas de fatores ligados à umidade, como a geração de limo por exemplo. 

Resinas e vernizes também são indicados, mas é preciso atentar quanto à indicação de uso, principalmente em superfícies que ficam expostas ao sol.

 

Para todos os usos existem hoje no mercado diversos tipos de tinta, mas é fundamental priorizar por produtos testados com comprovante de qualidade e que atendam às suas necessidades.

Conhecer a procedência do produto é tão importante quanto a escolha do tipo de produto, independentemente da finalidade de uso e quais os tipos de tinta que você precise.

 

 

 

 

Impertotal | Todos Os Direitos Reservados | 2019

Av. João Machado Soares, 812, Camobi, Santa Maria – RS

(55)3028-9653

Saiba das Novidades